Ebook – Contabilidade Avançada e Análise das Demonstrações Financeiras

/
/
Autores: Silvério das Neves e Paulo E. V. Viceconti
APRESENTAÇAO

A principal característica dessa nova edição foi a incorporação das inovações trazidas pela Lei n-' 10.303, de 31-10-2001, ao texto do livro.
Embora a referida lei tenha introduzido várias alterações na regulamentação das sociedades por ações, na área contábil houve modificações importantes apenas no tocante à distribuição de dividendos e ã constituição da reserva de Lucros a Realizar.
Esse dois temas estão analisados no capítulo 6 do presente livro. Como a Lei n° 10.303/2001 entrou em vigor apenas a partir de 1° de março de 2002 (120 dias decorridos da sua data de publicação, que foi 1`-' de novembro de 2001), foi mantida a exposição da sistemática anterior, que vigeu até aquela data.
Outra rnodificação importante foi a introdução de exercícios resolvidos no capítulo 20, que trata da Instrução CVM n° 247/96. Como se sabe, essa Instrução trouxe várias novidades para as companhias abertas no tocante à avaliação dos investimentos pelo patrimônio líquido é à consolidação das demonstrações financeiras. Alertamos os leitores para que complementem as informações do capítulo 5 (Equivalência Patrimonial) e do capítulo 16 (Demonstrações Financeiras Consolidadas) com o texto e comentários dessa Instrução que, conforme já ressaltado, é de aplicação obrigatória para as companhias abertas.
No capítulo 3, a novidade foi a exposição de métodos alternativos de depreciação (métodos da soma de dígitos, do volume de produção e do saldo decrescente) e da amortização de direitos contratuais da exploração de florestas próprias e de propriedade de terceiros.
Outras modificações pontuais foram feitas no restante do livro, ora procurando uma melhor forma de expor a matéria, ora acrescentando novos exercícios resolvidos nos capítulos.

Gostou do post? Deixe seu comentário logo abaixo.


Avalie
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Linkedin
  • Pinterest

1 Comments

Deixe uma resposta